INSTITUCIONAL

                                                HISTÓRICO CETEBAC
A CRIAÇÃO

“Tudo começou em outubro de 2005, quando os professores Cláudio Oliveira e Bruno Camargo foram apresentados ao que seria sua grande missão: o Badminton”. Isso aconteceu em um Curso de Capacitação de Badminton para Professores de Educação Física, promovido pela Prefeitura de Duque de Caxias. Nós nos apaixonamos por esse esporte, que até então era pouco conhecido e divulgado.

Com o término do curso, o primeiro trabalho realizado com Badminton, foi um Artigo Científico criado pelo Profº. Cláudio Oliveira, intitulado “Badminton: um novo contexto em esporte, educação e saúde”. Sendo uma modalidade esportiva, que nos leva a refletir sobre uma política de esporte e lazer, que esteja pautado em princípios sócio-educativos e que predomine a inclusão social.

Com a falta de grandes oportunidades, percebemos a necessidade de fazer algo diferente, como profissionais de Educação Física. Ao longo dessa missão, existia um grande problema: o material necessário para a prática do esporte.

Foi então que recorremos ao professor Sebastião de Oliveira, o mesmo que ministrou o curso de Badminton. Durante uma longa conversa, ele percebeu que nós estávamos muito interessados em trabalhar com Badminton e nos propôs um desafio: ele emprestou 10 (dez) raquetes e disse: se conseguíssemos 30 (trinta) alunos, que poderíamos ficar com as raquetes. Então decidimos tentar modificar um pouco a realidade que estava à nossa volta. Tomei a iniciativa de chamar o professor de Educação Física, Rafael Alonso, para jogarmos Badminton na comunidade da Vila Operária.

A quadra encheu de crianças, para saber o que estávamos jogando. Convidamos algumas crianças para tentar jogar e, para a nossa surpresa, elas se saíram muito bem. A partir daí, perguntamos quem gostaria de aprender a jogar Badminton, onde as aulas serão realizadas na Escola Municipal Professor Oneres Nunes Oliveira.

Hoje, nós temos aproximadamente 80 crianças no projeto e, desta forma, nossos objetivos foram alcançados. Conforme o desafio proposto, ficamos com as raquetes e com o número maior de crianças.

Convidamos o Profº. Sebastião de Oliveira para participar de uma matéria com a TV Globo. Chegando ao local, o professor ficou satisfeito com o resultado e nos parabenizou.

DESENVOLVIMENTO
            O Projeto CETEBAC será um Centro de Treinamento Esportivo de Badminton, que atenderá anualmente jovens moradores da comunidade Vila Operária e bairros adjacentes do Município de Duque de Caxias. Desde julho de 2006, já existe um trabalho semelhante, sendo realizado de forma temporária na Escola Municipal Professor Oneres Nunes Oliveira, localizada no bairro Parque Felicidade em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O Projeto CETEBAC vem na tentativa de organizar e expandir esse trabalho já existente, incluindo outras oficinas de: Teatro, Música, Danças, Capoeira, Judô, Karatê e muito mais...
            O Projeto será desenvolvido com 150 crianças e jovens de baixa renda, moradores das comunidades de Duque de Caxias, de faixa etária entre 07 a 16 anos de idade, que esteja freqüentando regularmente a escola. Haverá além de aulas de Badminton, a realização de programas culturais, seminários, passeios e eventos esportivos.


CONCLUSÃO
Concluo que dentre seus objetivos, o Badminton trata-se de uma modalidade esportiva, que nos leva a refletir sobre uma política de esporte e lazer que esteja pautado em princípios sócio-educativos e que predomine a inclusão social. A inclusão social apresentada por “diferentes” a serem incluídos num viver harmônico de diferenças, étnicas, econômicas, culturais, religiosas, cognitivas, motoras ou físicas. Dentro desta perspectiva que a inclusão social deve ser considerada como ponto de partida para o desenvolvimento e aprimoramento para melhor atender o corpo como um todo. Desta forma, podemos ter reflexos sociais no combate à violência e na melhoria da qualidade de vida, criando possibilidades da construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, capaz e feliz, em busca de uma cidadania plena.