BADMINTON

A História do Badminton

A evolução do Badminton começa na antiguidade, há mais de dois mil anos na Grécia. Existia um jogo chamado "Tamborete e Peteca" (Battledore and Shuttlecock) que era jogado por adultos e crianças. O objetivo do jogo era rebater uma peteca com tacos, evitando-se que a mesma caísse no chão. Foi na Índia que o badminton moderno nasceu, com o nome de Poona. Oficiais ingleses estacionados neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa.

Camponeses jogavam "poona" na Inglaterra medieval, e no século 17 o jogo já havia se espalhado para vários países europeus. Existem evidencias de que o jogo também era jogado na América colonial.

O "poona" passou a se chamar Badminton quando, na década de 1850, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra.

Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF, atual Badminton World Federation - BWF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, curiosamente, em Gloucestershire.

Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estréia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem mais de 160 países membros da BWF, e o número tende a crescer. Existem, na atualidade, seis torneios principais promovidos pela BWF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.

Em 1995 o badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá.

O Badminton nas Olimpíadas

A primeira vez em que o badminton figurou numa olimpíada, foi nos Jogos Olímpicos de 1974, em Munique, como um esporte de demonstração. Em Seul, 1988, o badminton foi jogado como esporte de exibição.

O Comitê Olímpico reconheceu a magnitude do esporte, e promoveu o badminton, que a partir dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, passou a valer medalhas. A popularidade do esporte foi provada nesta ocasião, quando mais ou menos 1,1 bilhões de pessoas assistiram aos oito dias de competição na televisão.

Como era de se esperar, os países asiáticos conquistaram a maioria das medalhas em jogo. A Indonésia ganhou as medalhas de ouro, prata e bronze na categoria masculina simples, de ouro na categoria feminina simples e de prata na categoria masculina duplas. A Malásia levou o bronze na categoria masculina duplas. Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, a categoria de duplas mistas foi incluída nas competições.

Badminton no Brasil

No Brasil o Badminton passou a ser praticado de forma competitiva a partir de 1984, com a ralização da I Taça São Paulo, organizada pela Associação Paulista de Badminton com apoio da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo.

Em 1984 o Brasil participou do I Campeonato Sul-Americano e, em 1985, venceu o II Campeonato Sul-Americano. Os dois primeiros torneios foram realizados em Buenos Aires na Argentina. Em 1987, o Brasil participou pela primeira vez de um campeonato Panamericano, realizado neste ano em Lima - Peru.

Em 1988, foi criada a Federação Paulista de Badminton, tendo como fundadores a Associação Esportiva Dragão, Associação Brasileira "A Hebraica", e o São Paulo Futebol Clube. Em 1990, o Brasil realizou em Mairinque - SP o IV Sul-Americano de Badminton, vencido pelo Peru, com o Brasil em segundo lugar.
Em 1993 o Brasil ganha sua primeira medalha de bronze no Campeonato Panamericano realizado na Guatemala. é criada a Confederação Brasileira de Badminton - CBBd, tendo como fundadores a Federação Paulista de Badminton, Federação de Badminton de Brasília, Federação Catarinense de Badminton e Green Center Academia de Minas Gerais. Em 1994, a CBBd é aceita pelo Comitê Olímpico Brasileiro como membro filiado. Em 1995, o badminton no Brasil participa pela primeira vez dos Jogos Panamericanos e do Campeonato Mundial de Equipes Mistas - a Surdiman Cup, tendo ficado em terceiro lugar no seu grupo de cinco países (Eslováquia, Malta, Brasil, Argentina e Marrocos, na ordem de classificação).
Em 1996, o Brasil alcança o seu melhor desempenho no Campeonato Panamericano de Juniors, em Porto Rico, tendo obtido medalha de prata em simples masculino, e medalhas de bronze em duplas masculino e duplas mistas. Em 1997 o Brasil conquista 5 medalhas de ouro (Simples Masculino e Duplas Masculino para menores de 19 anos e Simples Masculino, Duplas Masculino e Duplas Mistas para menores de 17 anos) no Campeonato Sul Americano Infanto/Juvenil realizado em Campinas.
Em 1998 o Brasil organizou em Campinas o VI Campeonato Sul Americano de Adultos tendo ficado em 2º lugar por equipes num total de 6 países. Em 1999 o Brasil participa pela segunda vez nos Jogos Panamericanos (Winnipeg - Canadá) tendo alcançado bons resultados (disputou 4 medalhas de bronze) ficando em 6º lugar num total de 14 países.

(Por Luis Manoel da Fonseca Barreto, ex-presidente da CBBd)

Em 2007, o Brasil conquista sua primeira medalha em Jogos Panamericanos (Rio 2007), com um bronze em duplas masculinas (Guilherme Pardo e Guilherme Kumasaka).


A História da FEBARJ

Apesar de existir já há algum tempo no Brasil, o Badminton não era praticado no Estado do Rio, isto é, existiam grupos isolados que, conhecendo o esporte, na maioria por terem vivido no exterior, jogavam em suas casas, e também em algumas empresas, a título de recreação. Em maio de 1997, o professor de Educação Física da UERJ, Rogério Melo, criava o Núcleo Precursor do Badminton, onde eram ministradas aulas para pessoas de todas as idades. Em outubro de 1997, os atletas Marcelo Maselli e Ricardo Nagato, ao lado do professor Rogério Melo, viajam para São Paulo com o intuito de assistir a XII Taça São Paulo de Badminton e conhecer os integrante da CBBd. Nesta ocasião, recebem algumas dicas e conselhos de como se organizar uma federação no Estado do Rio de Janeiro, visto que era desejo de todos os praticantes do esporte que este Estado também tivesse uma federação, divulgando e impulsionando ainda mais o Badminton. Reuniu-se então um grupo de praticantes da cidade do Rio de Janeiro e de Niterói, e a idéia de se fundar uma federação começava a ganhar forma.
Em novembro de 1997 a uma delegação de jogadores sai da cidade do Rio de Janeiro para disputar o VI Campeonato Brasileiro de Badminton. A participação foi modesta, mas era o passo final para a criação da FEBARJ.
Em Dezembro de 1997, contando com a ajuda da CBBd e das Federações Catarinense e Paulista de Badminton é fundada a FEBARJ, Federação de Badminton do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente a FEBARJ conta com atletas das Cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, Nova Friburgo, Maricá, Volta Redonda, Petrópolis, Teresópolis, Angra dos Reis e continua se expandindo. Nosso ideal é transformar o badminton num esporte popular e acessível para todos e, quem sabe um dia, ter um representante capaz de disputar uma medalha nas Olimpíadas.

Fonte: Site Febarj.